Convento de Santo António de Beja

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/CSABJA
Title type
Atribuído
Date range
1558-12-12 Date is certain to 1846 Date is certain
Dimension and support
4 liv., 1 mç.
Extents
4 Livros
Biography or history
Túlio Espanca descreve em bravos notas a fundação e momentos principais da história deste Convento, e que citamos: "Antiga guardiania da Ordem Capucha da Piedade, foi fundado após o conclave de 12 de Março de 1606, celebrado no convento de S. Francisco de Elvas, estando como, ministro provincial Fr. Simão de Aveiro. Os primeiros frades chegados à cidade aboletaram-se em casas particulares e assistiram

ao lançamento da 1ª pedra do edifício, a 14 de Junho de 1609, que se inaugurou no derradeiro dia de Julho de 1611, com celebração da santa missa autorizada pelo provincial Fr. Pedro de Penalva. Colaboraram nos fundamentos, além do povo anónimo, o duque de Bragança D. Teodósio II, que contribuiu com 200 cruzados, e outros tantos do benemérito fidalgo eborense Álvaro de Miranda Henriques, também protector do mosteiro carmelita descalço da sede metropolitana.

Fica situado a c.1 de 400 metros do Castelo, na berma da antiga estrada pública para Évora e teve habitação para 16-18 monges de hábito.

Degradado logo após a sua cedência ao Ministério da Guerra, em 1848; com a instalação do Hospital Militar e depois do Distrito de Recrutamento e Reserva, em obras dirigidas sucessivamente pelos oficiais de engenharia Guilherme Inácio Basto e José Maria de Carvalho, a partir de 1956 e, a instâncias do bispo D. José do Patrocínio Dias, em acto precedido de profundas obras de restauro, que compreenderam a reabertura ao culto da igreja, no imóvel se instalou o Patronato de Samo Amónio, com infantário e escola mista de Instrução Primária, a cargo das Religiosas Oblatas do Coração de Jesus".
Custodial history
Em 1988, a documentação, que se encontrava na Direção de Finanças, Repartição da Tesouraria do Distrito de Beja foi incorporada no Arquivo Distrital de Beja.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no início da década de 1990. O grupo de Arquivos Eclesiásticos encontrava-se dividido por cinco Grupos de Fundos. Cada um deles é composto pelos fundos conventuais, neles se incluem toda a documentação proveniente do respectivo cartório, aquando da sua extinção em 1834. O Grupo de fundos foi organizado por Ordens Religiosas e ordenados alfabeticamente.

No ano de 2012, no âmbito do regulamento do Concurso: “Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais 2012”, promovido e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Arquivo Distrital de Beja, apresentou a candidatura: “Projeto – Ordens Monástico-Conventuais no Baixo – Alentejo, 1415-1911”, processo n.º 123075, tendo a mesma sido aprovada. Esta candidatura possibilitou a mais recente intervenção arquivística possibilitando a descrição e digitalização.
Acquisition information
Incorporação proveniente da Direção de Finanças, Repartição da Tesouraria do Distrito de Beja em 1988.
Scope and content
Escrituras e testamentos diversos , livro de padres falecidos e daqueles que se ordenaram no convento, livro de legados de trigo, dinheiro e azeite.
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documento, estado de conservação e existência de cópia em formato digital. Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
por (português)
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Beja: ADBJA, 2013- . Disponível no Sítio Web e no Portal português de Arquivos. Em actualização permanente.



INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3.



Inventário artístico de Portugal : Distrito de Beja. Lisboa : Academia Nacional de Belas Artes, 1992. 2 vol : il ; 30 cm



Goes, Manuel Lourenço Casteleiro de, 1945- Beja : XX séculos de história de uma cidade / Casteleiro de Goes. - Beja : Câmara Municipal de Beja, 1999. - Vol. 2
Related material
Portugal, Arquivo Nacional Torre do Tombo.



Portugal, Arquivo Distrital de Beja, Direção de Finanças, Repartição da Tesouraria do Distrito de Beja.



Portugal, Biblioteca Nacional de Lisboa.



Portugal, Biblioteca Pública de Évora.
Creation date
7/8/2011 12:00:00 AM
Last modification
10/18/2013 5:35:21 PM