Convento de Nossa Senhora da Assunção da Vila de Frades

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/CVFVDG
Title type
Atribuído
Date range
1764 Date is uncertain to 1832 Date is uncertain
Dimension and support
1 Liv.
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora da Assunção de religiosos capuchos da Província da Piedade localizava-se a uma distância de cerca de 600 metros da atual matriz da Vila de Frades. Foram seus fundadores e padroeiros os dois condes de Vidigueira D. Francisco da Gama e D. Guiomar de Vilhena, filha do Conde de Vimioso D. Francisco de Portugal, os quais, para o efeito, obtiveram do cardeal-infante e arcebispo de Évora, D. Henrique, uma ermida intitulada de S. Bento, situada nos olivais, e vinhedos, que os fidalgos compraram para o efeito no ano de 1545.

A construção do primivito edifício, em traça muito modesta como o exigia a severidade da Regra, breve se concluiu e passou a albergar uma guardiania de 13 ou 14 monges, que sempre receberamo carinho e assitência da casa donatária dos almirantes do mar das Índias, futuros marqueses de Nisa.

Na data da supressão da casa, em Maio de 1834, nela apenas viviam 6 ou 8 frades de hábito. O seu abandono por parte da Fazenda Nacional precipitou a ruína do imóvel.
Custodial history
Em 14 de junho de 1996, A Câmara Municipal de Beja por Protocolo a título de depósito entregou esta documentação ao Arquivo Distrital de Beja.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no início da década de 1990. O grupo de Arquivos Eclesiásticos encontrava-se dividido por cinco Grupos de Fundos. Cada um deles é composto pelos fundos conventuais, neles se incluem toda a documentação proveniente do respectivo cartório, aquando da sua extinção em 1834. O Grupo de fundos foi organizado por Ordens Religiosas e ordenados alfabeticamente.

No ano de 2012, no âmbito do regulamento do Concurso: “Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais 2012”, promovido e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Arquivo Distrital de Beja, apresentou a candidatura: “Projeto – Ordens Monástico-Conventuais no Baixo – Alentejo, 1415-1911”, processo n.º 123075, tendo a mesma sido aprovada. Esta candidatura possibilitou a mais recente intervenção arquivística possibilitando a descrição e digitalização.
Acquisition information
Incorporação proveniente da Câmara Municipal de Beja por Protocolo a título de depósito [1996-06-14]
Scope and content
Contem Livro de legados
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documento, estado de conservação e existência de cópia em formato digital. Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
por (português)
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Beja: ADBJA, 2013- . Disponível no Sítio Web e no Portal português de Arquivos. Em actualização permanente.



INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3.



Inventário artístico de Portugal : Distrito de Beja. Lisboa : Academia Nacional de Belas Artes, 1992. 2 vol : il ; 30 cm



Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912.
Related material
Portugal, Arquivo Nacional Torre do Tombo.



Portugal, Arquivo Distrital de Beja, Direção de Finanças, Repartição da Tesouraria do Distrito de Beja.



Portugal, Biblioteca Nacional de Lisboa.



Portugal, Biblioteca Pública de Évora.
Creation date
18/10/2013 10:28:21
Last modification
18/12/2014 16:26:44