Juízo Eleito de Beringel

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/AJ/JEBJA2
Title type
original
Date range
1852 Date is certain to 1854 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
Os juízes eleitos eram magistrados não letrados e a sua actuação como conciliadores foi estabelecida na Constituição de 1822.

As suas atribuições eram de julgar sem recurso nas causas cíveis de pequena importância designadas na lei, e as criminais em que se trata de delitos leves; em todas estas causas deveriam proceder verbalmente, ouvindo as partes, e mandando reduzir o resultado a auto público. Deviam exercitar os juízos de conciliação,cuidar da segurança dos moradores do seu distrito e da manutenção da ordem pública. Eram eleitos pelos cidadãos ao mesmo tempo e forma em que eram eleitos os vereadores das Câmaras.

O Decreto de 16 de Maio de 1832, decreto de reforma das justiças, reforça a ideia inicia de conciliação e estatui a existência de um juiz eleito em cada freguesia, com competências para julgar as causas de reduzida importância, as transgressões de posturas e outras relativas à boa convivência em comunidade.

Beringel recebeu foral de D. Manuel em 23 de Novembro de 1519. Foi sede de concelho do mesmo nome, extinto pelo Decreto de 6 de Novembro de 1836. Integra, a partir desta data o concelho de Beja como freguesia. De acordo como Pe. António Costa, em 1708, tinha dois juízes ordinários e vereadores. Foi cabeça de Julgado e pertence à Comarca de Beja.
Custodial history
Desconhecida
Acquisition information
Desconhecida
Scope and content
Registos de autos de denúncia, queixas e audiências de julgamento
Accruals
Por se tratar de um fundo fechado não se prevê o ingresso adicional de documentos
Arrangement
Classificação orgânico-funcional. Ordenação cronológica
Access restrictions
Comunicação condicionada ao Regime geral dos arquivos e do património arquivístico . (Dec.º-Lei nº16/93 de 23 de Janeiro, art.º 17.º - n.º 1 e 2)
Conditions governing use
Reprodução condicionada ao estado de conservação.Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Other finding aid
Inventário
Creation date
25/02/2009 00:00:00
Last modification
19/12/2023 10:11:46
Record not reviewed.