Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital de Beja
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
COMAJT
Comenda de Aljustrel
1683/1684
005
Tombos
1683/1684
Comenda de Aljustrel
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADBJA/COMAJT
Title type
original
Date range
1683
to
1684
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
A comenda de Aljustrel foi concedida por Dom Afonso III à Ordem Militar de Santiago de Espada pelo papel prepoderante na reconquista do Baixo Alentejo.
Em carta régia a 7 de dezembro de 1310 D. Dinis proibe a violência cometida pelos comendadores de Mértola, Alcácer e Aljustrel nos termos das suas terras.
A 16 de fevereiro de 1255, confirma a doação do castelo de Aljustrel, termos e pertenças feita por D. Sancho II à Ordem de Santiago no ano de 1235.
A Comenda de Aljustrel foi visitada pela primeira vez a 25 de fevereiro de 1482 pelos fidalgos e cavaleiros da Ordem de Santiago que inquiriram sobre o estado dos bens da mesma, à data apresentou-se Fernão Mascarenhas, fidalgo da Casa Real, como comendador da Vila e responsável por muitos dos edifícios.
Custodial history
Em 1988, a documentação, que se encontrava na Direção de Finanças, Repartição da Tesouraria do Distrito de Beja foi incorporada no Arquivo Distrital de Beja.
A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no início da década de 1990. O grupo de Arquivos Eclesiásticos encontrava-se dividido por cinco Grupos de Fundos. Cada um deles é composto pelos fundos conventuais, neles se incluem toda a documentação proveniente do respectivo cartório, aquando da sua extinção em 1834. O Grupo de fundos foi organizado por Ordens Religiosas e ordenados alfabeticamente.
No ano de 2012, no âmbito do regulamento do Concurso: “Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais 2012”, promovido e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Arquivo Distrital de Beja, apresentou a candidatura: “Projeto – Ordens Monástico-Conventuais no Baixo – Alentejo, 1415-1911”, processo n.º 123075, tendo a mesma sido aprovada. Esta candidatura possibilitou a mais recente intervenção arquivística possibilitando a descrição e digitalização.
Acquisition information
Incorporação proveniente da Direção de Finanças, Repartição da Tesouraria do Distrito de Beja em 1988.
Scope and content
Tombo
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documento, estado de conservação e existência de cópia em formato digital. Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Beja: ADBJA, 2013- . Disponível no Sítio Web e no Portal português de Arquivos. Em actualização permanente.
DIAS, MARIA DA GRAÇA, “Aljustrel no século XIII: subsídios para o estudo da Ordem de Santiago de Espada”, Aljustrel : Vipasca N.º 1, 1992.
INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3.
Inventário artístico de Portugal : Distrito de Beja. Lisboa : Academia Nacional de Belas Artes, 1992. 2 vol : il ; 30 cm
Goes, Manuel Lourenço Casteleiro de, 1945- Beja : XX séculos de história de uma cidade / Casteleiro de Goes. - Beja : Câmara Municipal de Beja, 1999. - Vol. 2
Creation date
2/19/2009 12:00:00 AM
Last modification
1/23/2024 4:45:33 PM
Add to my list
© 2008 - Arquivo Distrital de Beja |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled