Câmara Municipal de Beja

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/AL/CMBJA
Title type
Atribuído
Date range
1506 Date is uncertain to 1930 Date is uncertain
Dimension and support
566 liv.
Biography or history
A Cidade de Beja já existia ao tempo da Lusitânia, sendo elevada, no período de dominação romana, à categoria de Convento Jurídico, pelo Imperador Augusto que lhe mudou o nome para Pax Augusta, mais tarde substituido por Pax Júlia.

Em 715, os árabes apoderaram--se da Cidade e designaram-na por Baja. Foi várias vezes ocupada e perdida durante as lutas da reconquista. O Rei D. Afonso III mandou reconstruir a Cidade e concedeu-lhe o primeiro foral, em 1254, confirmado por seu filho, D. Dinis, em 1291.

O Castelo de Beja foi totalmente reedificado na segunda metade do século XII. A sua Torre de Menagem - jóia da arquitectura guerreira medieval - é obra de D. Dinis. O Rei D. Manuel empreendeu grandes obras de fortificação e consolidação.

Com a fundação do Ducado de Beja projecta-se uma nova fase. Os primeiros Duques de Beja, Infantes de Portugal, vêm residir para a cidade alentejana, onde fundam o Convento de Nossa Senhora da Conceição. Junto a este edifício surge o Palácio dos Duques de Beja (Palácio dos Infantes). Como reflexo deste novo impulso, à sua volta iriam surgir novos conventos e palácios que marcariam a diferença entre a Beja velha e destruída e um novo espaço que surgia. O momento áureo deu-se, sem dúvida, com a ascensão de D. Manuel I a rei. Tratando-se do segundo Duque de Beja, desenvolveu um forte processo de nobilitação desta cidade. Assiste-se à reabertura de um novo espaço, a Praça D. Manuel I, para onde se deslocam os Paços do Concelho, que haviam funcionado junto à Igreja de Santa Maria e promove-se também a construção do primeiro Convento-Hospital de Nossa Senhora da Piedade ou da Misericórdia no lugar da antiga Gafaria. Este trabalho de recuperação teria continuidade com o Infante D. Luís III, Duque de Beja, que foi o patrono da construção da Igreja da Misericórdia.

A cidade conserva um rico património monumental que é difícil de descrever em poucas linhas. Não deixo de referir a Capela de S. Luís (gótica), o Convento de S. Francisco, a Igreja de Santo Amaro (visigótica), Arco Romano das Portas de Aviz, Ermida de Santo André, em estilo gótico e as ruinas romanas de Pizões, a 10 Km. da Cidade. No jardim de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, existe uma estátua de Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, guerreiro que morreu em combate com os mouros, junto das muralhas de Beja.

Deste Concelho fazem parte as freguesias de Albernoa, Beja (S. Salvador, Feira, S.João Baptista e Santiago Maior), Beringel, Cabeça Gorda, Louredo, Mombeja, Neves, Quintos, Salvada, Santa Vitória, São Matias, S. Brissos e Trindade.

Acquisition information
Documentação entregue ao Arquivo Distrital de Beja por protocolo de depósito celebrado em 1996-06-14, e retificado em 2013-07-26.
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documento, estado de conservação e existência de cópia em formato digital. Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
por (português)
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Beja: ADBJA, 2013- . Disponível no Sítio Web e no Portal português de Arquivos. Em actualização permanente.
Creation date
19/02/2014 10:39:30
Last modification
19/08/2015 17:37:33