Registo de Óbitos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADBJA/PRQ/MRA11/003
Title type
Atribuído
Date range
1674 Date is certain to 1769 Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Extents
1 Livros
Biography or history
A freguesia de Montalvo era termo de Mértola. O prior era da apresentação do Meirinho Mor do Reino, D. Fernando de Mascarenhas. O orago é Nossa Senhora da Conceição. A freguesia foi anexa à de Santo Agostinho de Moura. Foi donataria da Casa do Infantado. Integra o distrito administrativo e eclesiástico de Beja.



Até há poucos anos, Montalvo era uma freguesia essencialmente rural, sendo o seu território, em especial o mais próximo do rio Tejo, povoado de olivais, áreas de cultivo e hortas. Essa é a razão por que a sua matriz cultural, não obstante as alterações verificadas nos tempos recentes, assenta em características muito ligadas às tradições do trabalho da terra desenvolvido ao longo de séculos.



A criação, a partir de 1992, de uma Zona Industrial onde se instalaram mais de duas dezenas de empresas, fez da freguesia de Montalvo o principal centro de actividades transformadoras do concelho e tem vindo a mudar, significativamente, as suas características socioeconómicas e até culturais.



A abertura, em 1994, da Autoestrada da Beira Interior (A23), que liga Torres Novas à Guarda atravessando a freguesia, veio facilitar imenso as acessibilidades, colocando Montalvo a pouco tempo de viagem tanto de Lisboa como da fronteira de Vilar Formoso.



A sede da freguesia situa-se numa pequena elevação, protegida das periódicas inundações do Tejo. Daí pode ter resultado o seu nome, Montalvo, que sugere uma povoação situada num sítio elevado (monte) e de aspecto predominantemente branco (alvo). Esse é certamente o motivo por que este lugar, servido por terras férteis e de fácil acesso ao rio, tradicional via de comunicação com o litoral, é habitado desde épocas muito remotas.



Geographic name
Paróquia da Coroada, Concelho de Moura, Distrito de Beja.
Custodial history
Proveniente da Conservatória do registo civil de Moura em 30/11/1994, 13/11/2002.
Acquisition information
Incorporação.
Scope and content
Constituída pelos registos dos óbitos ocorridos na freguesia nos limites temporais referidos. Contém informação sobre a data de nascimento e estado civil.
Documental typology
Papel
Accruals
Previstos de acordo com a lei vigente e com a disponibilidade dos serviços produtores.
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Access restrictions
Comunicável salvo os livros cujo estado de conservação não é razoável.
Conditions governing use
Reprodução condicionada ao estado de conservação. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
D2/MRA11/003
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário, Guia de Remessa.
Alternative form available
Microfilme: 151.
Related material
A série é complementada por livros que se encontram no Arquivo Distrital de Lisboa.
Creation date
08/07/2011 00:00:00
Last modification
06/06/2012 15:42:22