Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital de Beja
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
AL/CMBJA
Câmara Municipal de Beja
1506/1930
A
Constituição e Regulamentação do Município
1506/1925
B
Órgãos do Município
1542/1854-08-15
C
Serviços Administrativos
1536/1877
D
Património
1585/1930-01-03
E
Serviços Financeiros
1626/1832
F
Impostos
1624/1837
H
Funções Militares
1640/1847
J
Justiça
1605/1859
K
Controlo das atividades económicas
1605/1846
P
Saúde e Assistência
1664/1783
Câmara Municipal de Beja
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADBJA/AL/CMBJA
Title type
Atribuído
Date range
1506
to
1930
Dimension and support
566 liv.
Biography or history
A Cidade de Beja já existia ao tempo da Lusitânia, sendo elevada, no período de dominação romana, à categoria de Convento Jurídico, pelo Imperador Augusto que lhe mudou o nome para Pax Augusta, mais tarde substituido por Pax Júlia.
Em 715, os árabes apoderaram--se da Cidade e designaram-na por Baja. Foi várias vezes ocupada e perdida durante as lutas da reconquista. O Rei D. Afonso III mandou reconstruir a Cidade e concedeu-lhe o primeiro foral, em 1254, confirmado por seu filho, D. Dinis, em 1291.
O Castelo de Beja foi totalmente reedificado na segunda metade do século XII. A sua Torre de Menagem - jóia da arquitectura guerreira medieval - é obra de D. Dinis. O Rei D. Manuel empreendeu grandes obras de fortificação e consolidação.
Com a fundação do Ducado de Beja projecta-se uma nova fase. Os primeiros Duques de Beja, Infantes de Portugal, vêm residir para a cidade alentejana, onde fundam o Convento de Nossa Senhora da Conceição. Junto a este edifício surge o Palácio dos Duques de Beja (Palácio dos Infantes). Como reflexo deste novo impulso, à sua volta iriam surgir novos conventos e palácios que marcariam a diferença entre a Beja velha e destruída e um novo espaço que surgia. O momento áureo deu-se, sem dúvida, com a ascensão de D. Manuel I a rei. Tratando-se do segundo Duque de Beja, desenvolveu um forte processo de nobilitação desta cidade. Assiste-se à reabertura de um novo espaço, a Praça D. Manuel I, para onde se deslocam os Paços do Concelho, que haviam funcionado junto à Igreja de Santa Maria e promove-se também a construção do primeiro Convento-Hospital de Nossa Senhora da Piedade ou da Misericórdia no lugar da antiga Gafaria. Este trabalho de recuperação teria continuidade com o Infante D. Luís III, Duque de Beja, que foi o patrono da construção da Igreja da Misericórdia.
A cidade conserva um rico património monumental que é difícil de descrever em poucas linhas. Não deixo de referir a Capela de S. Luís (gótica), o Convento de S. Francisco, a Igreja de Santo Amaro (visigótica), Arco Romano das Portas de Aviz, Ermida de Santo André, em estilo gótico e as ruinas romanas de Pizões, a 10 Km. da Cidade. No jardim de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, existe uma estátua de Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, guerreiro que morreu em combate com os mouros, junto das muralhas de Beja.
Deste Concelho fazem parte as freguesias de Albernoa, Beja (S. Salvador, Feira, S.João Baptista e Santiago Maior), Beringel, Cabeça Gorda, Louredo, Mombeja, Neves, Quintos, Salvada, Santa Vitória, São Matias, S. Brissos e Trindade.
Acquisition information
Documentação entregue ao Arquivo Distrital de Beja por protocolo de depósito celebrado em 1996-06-14, e retificado em 2013-07-26.
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documento, estado de conservação e existência de cópia em formato digital. Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
por (português)
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Beja: ADBJA, 2013- . Disponível no Sítio Web e no Portal português de Arquivos. Em actualização permanente.
Creation date
19/02/2014 10:39:30
Last modification
19/08/2015 17:37:33
Add to my list
© 2008 - Arquivo Distrital de Beja |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled