Grupo Mutualista Os Barbeiros

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/ASS/GMB
Title type
Atribuído
Date range
1951 Date is uncertain to 1992-01-30 Date is uncertain
Dimension and support
6 liv.; 4 cad.; 3 mçt. papel.
Biography or history
O Grupo Mutualista Os Barbeiros foi constituído em 28 de maio de 1951.

Entre as suas principais funções destaca-se o papel de assistência social prestada aos seus membros, tendo em vista assegurar despesas de funeral e subsidiar os sócios quando estes estiverem impossibilitados de exercer a sua atividade por motivos de doença.

Além disso, tinha uma componente lúdica/recreativa que consistia na organização anual de passeios/excursões para os seus membros.

De acordo com os estatutos apenas podiam fazer do Grupo Mutualista Os Barbeiros indivíduos verdadeiramente profissionais de barbeiros, com idade não inferior a 18 anos e não superior a 40 anos, à data da admissão como sócio.
Custodial history
A documentação ao longo dos anos foi guardada pelos membros da direção numa mala de madeira, no respetivo estabelecimento comercial onde o elemento da direção exercia funções de barbeiro. O último fiel depositário da documentação foi o Sr. José Manuel Valente Garcia.
Acquisition information
Aquisição por doação através de protocolo celebrado em 9 de abril de 2021 entre a DGLAB e o antigo membro da direção, Sr. José Manuel Valente Garcia.
Scope and content
A documentação respeita à atividade desenvolvida pelo Grupo Mutualista Os Barbeiros que se encontra materializada nos livros de atas, estatutos, cadastro de associados e registo de pagamentos efetuados aos sócios para suportar despesas em situações de doença.
Arrangement
Cronológica
Access restrictions
O acesso e comunicabilidade atenderão a critérios de confidencialidade da informação em conformidade com a lei geral.
Other finding aid
Inventário
Creation date
03/05/2021 12:42:41
Last modification
10/05/2021 16:53:25