Câmara Eclesiástica de Beja

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/DIO/CEBJA
Title type
Atribuído
Date range
1288-09-01 Date is uncertain to 7881-12-21 Date is uncertain
Dimension and support
em atualização
Extents
10314 Outros
1 Maços
Biography or history
A Câmara Eclesiástica de Beja é a repartição que se ocupa dos bens e direitos temporais da Diocese de Beja.

"Beja, no período romano, tinha como nome PAX IULIA, designação dada por Júlio César ao local onde terá vencido os Lusitanos, e foi sede de um vastíssimo conventus e cidade episcopal sufragânea de Mérida. Com os visigodos o nome passou a PACA e mais tarde a Pace, por isso os seus primeiros bispos usaram o título de episcopus pacensis, e esta Igreja o de Ecclesia pacensis. Foram os muçulmanos que, não tendo a consoante P, transformaram a visigótica Pace em Bexa, a qual com a reconquista cristã passou a denominar-se Beja.

Os limites territoriais da antiga diocese pacense, na Alta Idade Média, seguiam uma extensão longitudinal interior de sul para norte- e, utilizando a toponímia actual - "partiam de Almodôvar, no seu estremo sul, subiam por terras de Ourique e de Ferreira do Alentejo, de onde inflectiam para o sul de Évora, a caminho de Estremoz e daí para a srra de São Mamede até Albuquerque, hoje Espanha, seu extremo oriental.

A actual diocese de Beja foi restaurada em 10 de Julho de 1770 pelo breve "Agrum Universalis Ecclesiae" do papa Clemente XIV, a partir do vasto território da arquidiocese de Évora. As suas fronteiras constituíram-se com base nos territórios pertencentes às comarcas de Ourique e Beja.

Em 30 de setembro de 1881, depois de demoradas negociações entre o governo e os bispos e destes entre si, foram reajustadas as fronteiras eclesiásticas do país. Nessa data, pela bula "Gravissimum Christi Ecclesiam regendi et gubernandi munus" o papa confirmava as novas circunscrições diocesanas. o mapa eclesiástico em que elas constam foi publicados no Diário do Governo em 15 de Setembro de 1882. Em 1886, reajustaram-se os limites entre a arquidiocese de Évora que cedeu a jurisdição de Grândola à diocese de Beja, e recebeu desta Aguiar, Oriola e Torrão.

(...) Actualmente o território da diocese é constituído pelos catorze concelhos do distrito de Beja e os três a sul do distrito de Setúbal, está dividido em 117 paróquias, integradas em 6 arciprestados." [in Entre o céu e a terra : arte sacra da Diocese de Beja / dir. José António Falcão. Beja : Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese, 2000. ISBN 972-8354-04-5.]

Geographic name
Beja
Custodial history
A documentação tendo sido produzida e acumulada pela Diocese de Beja, mas aquando da implantação da República em 1910, foi dispersa com as invasões das cúrias, assim a Câmara Municipal de Beja procedeu à recolha de grande parte da documentação dispersa.
Acquisition information
Fundo documental proveniente da Câmara Municipal de Beja através de protocolo de depósito celebrado em 1996-06-14 e actualizado em 2013-07-27.
Scope and content
A documentação é muito variada, destacando-se nela processos relacionados com diversas Ordens: de Genere; Menores, Tonsura, Missa, Epístola, Evangelho. existe também documentação diversa: Dispensas Matrimoniais, parentesco, património, Breves e Bulas.

Contém documentos relativos ao clero, ao matrimónio, às igrejas, documentos do expediente e de receitas paroquiais.



Assim, contém recibos por depósitos para as habilitações de genere, mandados e pagamentos do tesoureiro das habilitações "de genere", diligências ou habilitações "de genere", autos de habilitação às ordens, diligências de património, apresentações e colações, breves - de extra tempora, de dispensa e de lapso de quinquénio, de suprimento de idade, de dispensa de luto.



Contém também Sumários Matrimoniais, documentos dos banhos ou proclamas, autos de apresentação de bulas de dispensa matrimonial, processos de casamento das paróquias do distrito de Beja.

Contém ainda indulgências, documentos relativos à erecção de capelas e oratórios particulares, autos de justificação, entre outros. A documentação refere diversos mosteiros, conventos, igrejas, colegiadas, irmandades, entre outros
Documental typology
Papel e pergaminho
Arrangement
Classificação orgânica e cronológia
Access restrictions
Acesso condicionado nos termos do protocolo com a Câmara Municipal de Beja em 2013-07-26.
Conditions governing use
Reprodução condicionada nos termos do protocolo com a Câmara Municipal de Beja em 2013-07-26.
Language of the material
Português e Latim
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]: Beja, 2013. Disponível no sítio web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização permanente.



Inventário Arquivo Municipal de Beja. ADBJA, 1996.
Notes
O fundo aguarda tratamento e descrição.
Creation date
18/09/2012 16:50:59
Last modification
07/12/2022 09:17:14